Parque Nacional da Serra da Bodoquena recebe plantio de mudas

Date


Em ação promovida pelo IASB, em parceria com o ICMBio, 500 mudas de árvores nativas foram plantadas na região no último sábado (21).

Entre as espécies estavam pitomba, jenipapo, figueira, cedro, bocaiúva, ipê amarelo, peroba rosa, aroeira, entre outros.

A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore e ao aniversário de 13 anos do Parque Nacional. As mudas foram disponibilizadas pelo "Empresários em Ação", com contribuição de agências de turismo, hotéis, passeios turísticos, restaurantes, bares e outros empreendimentos.

De acordo com Liliane Lacerda, bióloga do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), 38 empresas locais aderiram à campanha que tinha como objetivo o patrocínio das mudas para recuperação de matas ciliares. As mudas também vieram da colaboração de agências dos Correios de Bonito, Jardim e Bodoquena, e da compensação de carbono de eventos como 13º Siconbiol e Congresso de Limnologia, realizados no Centro de Convenções de Bonito.

Estiveram presentes na ação o prefeito Leonel Lemos (Leleco), o diretor e um dos fundadores do IASB, Valdemir Martins, brigadistas de Bonito e Bodoquena (MS), alunos do curso de guia de turismo, equipe do IASB e do ICMBio, e representantes de outras instituições locais.

Na programação havia também a intenção de apresentar a proposta de tornar o parque um atrativo turístico. Os participantes puderam realizar pela primeira vez, acompanhados pelos brigadistas, a trilha que leva do Sumidouro do Rio Perdido à Ressurgência. Esse será uma das opções de atividade dentro do Parque Nacional.

O material de divulgação da unidade de conservação foi distribuído na Praça da Liberdade. Produzido pela Fundação Neotrópica do Brasil e pela Conservação Internacional, o folder traz os futuros atrativos da região.

Segundo Liliane, o apoio de todos é fundamental para a valorização do Parque Nacional. "É importante a união de esforços do ICMBio que irá gerir a área, da Neotrópica com a implementação do roteiro, do IASB com a recuperação da mata ciliar e de outras instituições."

Fonte: Bonito Noticias

More
articles