Turismo Sustentável, você sabe o que é?


Uma atividade que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infra- estruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo.

1.O que é o turismo sustentável?

Pode ser uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.  Fazer uma diferença positiva significa:

Ajudar a proteger o meio ambiente

Promover recursos para que famílias locais tenham uma vida digna

Ajudar a preservar a cultura local e suas tradições

Reconhecer que água e energia são bens preciosos e devem ser usados com responsabilidade

2.Como posso ajudar?


Quando escolher um destino, acomodação e operadores turísticos considere aqueles que dão atenção especial para o meio-ambiente, beneficiem as culturas locais e as comunidades.

Escolhendo um hotel sustentável você está ajudando a mudar vidas para melhor e mantendo os destinos apropriados para os próximos visitantes. Hotéis sustentáveis têm menor impacto sobre a natureza e trazem muitos benefícios a comunidade local, através de salários justos, ações com a comunidade, emprego para a população local, preservação de sua cultura, dentre outros.

Além disso hospedagens sustentáveis atendem melhor suas necessidades pois ouvem você e seus outros stakeholders, o lucro não é seu único objetivo.

3.Mitos e Verdades!

Isto é para jovens! MITO – Você pode realizar uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.  Escolhendo um hotel sustentável você está ajudando a mudar vidas para melhor e mantendo os destinos apropriados para os próximos visitantes.

Tenho que sacrificar a qualidade e a comodidade ao optar por hospedagens sustentáveis! MITO – Muitos hotéis, pousadas e resorts realizam diversas ações sócio-ambientais e nem por isso deixam de dar atenção especial a qualidade, inclusive a sustentabilidade significa mais qualidade para o hóspede.  O Roteiro de Charme, por exemplo, possui um código de conduta ambiental para os hotéis de sua rede. – Veja mais sobre o programa.

Sustentável é mais caro! MITO – Hospedagens sustentáveis existem em varias faixas de valores, dependendo do nível de conforto e conveniência que você deseja. Veja aqui exemplos de hotéis com ações socioambientais e com diárias menores que R$ 200,00.

É difícil ser um viajante responsável! MITO – Com a internet fica fácil planejar e reservar com empresas responsáveis. Quando chegar no destino, há ações simples e fáceis para deixar sua viagem mais “verde”. (veja dicas em “O que posso fazer para tornar minha viagem mais sustentáveis”, em nosso fórum e em “Dica da semana”)

Tem que gostar de mato! MITO – Viajar de forma sustentável não significa ir para locais de natureza. Você pode realizar uma viagem à praia, à cidade ou à floresta, pode ser uma viagem em família ou não a questão é fazer uma diferença positiva para as pessoas e os locais que visitamos.

Com informações Portal Eco Hospedagem

More
articles