Bonito de se ver: O turismo organizado de Bonito (MS)

Date


Por Gil Maranhão

 
As boas práticas que precisam ser replicadas nas cidades turísticas brasileiras.

Deus me abençoou e a Ele dou graças em conhecer um lugar que vai custar sair da minha memória: Bonito (Mato Grosso do Sul). Integrei a Missão Técnica do Sebrae que foi àquela cidade conhecer as boas práticas que, desde 1995, fazem daquele local uma referência mundial em TURISMO ORGANIZADO (e também de ecoturismo).

A comitiva foi formada por empresários do setor turístico e representantes de governos municipais Barreirinhas (MA), Santo Amaro do Maranhão (MA), Parnaíba (PI), Jericoacoara (CE) e Camocim (CE) – e ainda consultores do Sebrae do Maranhão, Piauí e Ceará – os três estados que integram o pedaço do Brasil conhecido por “Rota das Emoções”, onde estão santuários ecológicos Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).


À esquerda: Av. Pilad Rebuá, a principal de Bonito: bela, urbanizada e limpa. Na direita, Balneário Municipal de Bonito, "alimentado" pelo rio Formoso, o maior em extensão de Bonito, e que nasce na Serra da Bodoquena.

CAPITAL DO ECOTURISMO – Conhecida como “Capital do Ecoturismo”, Bonito tem cerca de 38 atrativos turísticos (02 públicos, e o restante em terras privadas – fazendas, estâncias).
Nas palestras do prefeito da cidade, Leonel Brito (Leleco), a secretária municipal de Turismo, Juliane Salvadori, o diretor de Turismo, Clayton Castilho, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marcos Dias e dirigentes das associações que atuam no setor, algumas constatações: o empresariado, com base em diagnósticos e estudos, tomou a iniciativa de investir na área, inovar nos produtos, diversificar as atividades (e ainda hoje se renova, busca informações, aprimoramentos); o Poder Público apoiou (e ainda apóia) o setor, investiu, e continua fazendo a sua parte; e um associativismo forte, atuante, afinado e companheiro.


À esquerda, Gruta do Lago Azul, um dos atrativos mais visitados. Na direita, Cachoeira do Sol, uma das inúmeras da bonita Estância Mimosa.

VISITAS TÉCNICAS – Nas visitas técnica aos atrativos públicos Balneário Municipal e Gruta do Lago Azul, e aos privados Ecopark Porto da Ilha (na Ilha do Padre), à Nascente do Rio Sucuri (Fazenda São Geraldo) e ao complexo ecológico (cachoeiras, trilhas e outros) da Estância Mimosa, além do Hotel Pousada Águas de Bonito e sua “merenda pantaneira”, à Fábrica Taboa e ao Hotel Marruá (espécie de um boi do Pantanal), outras constatações, que fazem a diferença: limite de carga (número de visitantes/dia) com a implantação do Voucher; sinalização nas estrada de acesso e dentro do empreendimento; totens com informações sobre o atrativo (em português e inglês) e placas descrevendo curiosidade; guias de turismo capacitados (e de plantão) e reciclando-se sempre; investimento contínuo do proprietário (que não visa apenas o lucro pelo lucro, mas proporcionar o melhor ao visitante); atendimento nota 10; estrutura básica de apoio ao visitante – recepção, banheiros (amplos e limpos), lanchonete, local de produção/edição de fotos e vídeos, coleta seletiva de lixo, e kit de segurança em plena mata (maca, equipamentos de primeiro socorro, rádio, bóias de salva-vidas, etc.) – seguido o que estabelece o SGS – Sistema de Gestão da Segurança.

5 6
À esquerda, Passeio de bote pelo rio Formoso: o mais emocionante de Bonito. Na direita, Turismo flutuante na nascente do Rio Sucuri, na Fazenda São Geraldo.

E TEM MAIS: bom atendimento (em todos os setores, em toda a cidade); locais limpos e urbanizados; ambientes temáticos inspirados na cultura pantaneira; passeios previamente agendados; preocupação pela preservação do meio ambiente; disciplina de Turismo e Meio Ambiente na 3ª e 4ª séries …
É o chamado TURISMO ORGANIZADO, que todos de Bonito (MS) se orgulham, que gera diretamente 4 mil empregos, e indiretamente cerca de 8 mil – num município de aproximadamente 20 mil habitantes. E premiado internacionalmente.


À esquerda, equipe que integrou a Missão Técnica do Sebrae à Bonito (MS). Na direita, Kit de segurança ao turista em plena mata.

Boas práticas que precisam ser aplicadas em outras cidades, respeitando a realidade e peculiaridade de cada uma. Algo bonito de se ver…

More
articles