Em Bonito, cortes diferenciados e jateamento personalizado dão todo acabamento a um produto sustentável e que esbanja utilidade |
“Vidro não é lixo”, esse é o principal conceito da Casa do Vidro, em Bonito. Seguindo a linha da sustentabilidade e da criatividade, a fábrica fundada em janeiro deste ano aposta na coleta e reutilização de materiais.
Localizada próxima à região central da cidade, além da produção diária, a fábrica funciona como um mostruário para encomendas. No depósito, empilhados por tipo e formato, há desde de garrafas de bebidas alcoólicas a frascos de perfume e remédios. Dali, são produzidas peças inusitadas como taças, copos, luminárias, alambiques, relógios e abajures.
Carlos Cardinal, dono da fábrica, conta que além dos vidros descartados trazidos pelos empreendimentos locais, os próprios turistas e moradores da região acabam levando seus materiais e ajudando no processo de criação do produto. “Não basta ter consciência. Tem muita gente que separa o lixo, mas não compra o material reutilizado”, destacou.
Além da venda em lojas do Centro, os produtos da Casa do Vidro também estão presentes no dia-a-dia de atrativos turísticos e hotéis em Bonito.
A fábrica Casa de Vidro funciona diariamente das 8h às 11h e das 13h às 18h, na Rua Afonso Pena, 587.