Sesi inicia obra do Observatório Socioambiental em Bonito

Date


O Sesi já iniciou as obras do Observatório Socioambiental de Bonito, que tem área total a construir de 1.584,75 metros quadrados e a previsão de término em maio de 2013, com investimentos de R$ 3 milhões.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o espaço vai agregar ainda mais valor para a região, que é reconhecida como polo eco-turístico. “Dentre suas finalidades, está a concentração de informações relativas ao desenvolvimento de programas socioambientais das indústrias e disponibilização de dados relativos a esses programas para pesquisa”, afirmou.

Ele destaca que o espaço disponibilizará seminários e encontros técnicos em gestão socioambiental, palestras e estudos de casos em projetos socioambientais empresariais, apoio à formação de multiplicadores de estratégias de gestão socioambiental, elaboração e divulgação de materiais didáticos, espaço para divulgação e troca de experiências, exposição de novas tecnologias e técnicas de gestão socioambiental, elaboração e divulgação de boletins informativos, módulos de educação a distância e capacitação de empresários e gestores.

Com o público formado principalmente de empresários e gestores das indústrias, torna-se necessário criar condições atraentes que estimulem se deslocar para um ambiente longe da empresa e se dedicar ao aprendizado de novos conceitos. “A localização privilegiada do espaço, irá contribuir para ofertar aos empresários e gestores empresariais de indústrias diversos outros serviços, como passeios, trilhas e mergulhos”, analisou o presidente da Fiems.

O espaço contribuirá com a preservação do meio ambiente, a geração de empregos qualificados, o desenvolvimento social local e regional e a criação de entrepostos formais e informais de troca de conhecimento socioambiental com geração de riquezas. No caso específico do projeto, espera-se que a imersão dentro de ambiente destinado à contemplação e respeito ao meio ambiente sirva de cenário ideal para que se possa aprofundar a temática da responsabilidade socioambiental.

As reformas que estão em pleno andamento compõem uma estrutura-física que irá contar com bloco de observação, bloco de apartamentos, quatro chalés, espaço gourmet, vestiários, piscina, dois quiosques, dormitórios para os funcionários, casa para o zelador e estacionamento para os visitantes. De acordo com o coordenador de engenharia do Sistema Fiems, Julio Da Cas Neto, já foi concluído o aterro para a execução das edificações e 50% das fundações da obra. “Também já foram feitas as instalações provisórias da obra, o barracão e as ligações de água e energia”, disse.

Fonte: MS Notícias

More
articles