Instituto Internacional Bonito pra Sempre quer conservação do município

Date


Associação sem fins lucrativos busca o apoio do poder público para se oficializar até o final de 2013.

Criado pelo guia de turismo e ex-vereador, Donizete Ferreira da Rocha, o Instituto Internacional Bonito pra Sempre tem como lema "Lixo, Saúde e Sustentabilidade". O objetivo é cuidar da limpeza da cidade, dar destinação correta aos resíduos gerados, além de realizar educação ambiental nas escolas locais.

Segundo Donizete, seis membros, além do guia que ocupa o cargo de diretor-presidente, integram a ONG inicialmente: Carol Morinigo, Ingrid Rocha, Marcelo Gil, Herculano Benites e Eder São Lucas. As funções ocupadas são de secretária executiva e diretores fiscais, respectivamente.

O projeto já está no papel, a logomarca representando a natureza também, agora falta a liberação do CNPJ e o apoio dos governos municipal, estadual e federal. O Instituto quer se tornar utilidade pública e precisa de ajuda financeira do poder público para levar as propostas adiante.

"A ideia do Instituto é mexer com algo que nenhum outro mexe, que é o lixo. Queremos melhorar a saúde na cidade", destaca o guia.

Mesmo aguardando a finalização do processo burocrático, Donizete conta que faz o que pode. "Trabalho na divulgação aos turistas que recebo, recolho o lixo que sobrou por onde passo. Quero que no futuro Bonito se torne auto-sustentável."

Entre os planos do grupo está ensinar a população a separar o lixo, disponibilizar contêineres para coleta seletiva, conscientizar os moradores quanto à proliferação do mosquito da dengue, garantir mais subsídios à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bonito e persuadir a prefeitura quanto ao fechamento do aterro municipal e transferência para Jardim. A última proposta visa o não comprometimento das águas do Rio Formoso, já que grande quantidade de chorume é liberada no solo através do lixo.

Fonte: Bonito Notícias

More
articles