Imagem em atrativo de Jardim (MS) conquista segundo lugar em prêmio nacional

Date

Registro de piraputangas comendo figos silvestres no rio Olho D’Água, localizado no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS), competiu na categoria Imagens produzidas por câmeras fotográficas do VI Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte.


O autor da foto é o biólogo, docente da Uniderp e idealizador do projeto “Peixes de Bonito”, José Sabino. 

Além de mostrar relações ecológicas, esta fotografia promove a visibilidade de um grupo animal percebido pela maioria das pessoas apenas como alimento. Mencione peixes e a associação com comida é imediata. Para a ciência, contudo, é notório que peixes representam muito mais. Em águas tão cristalinas, as piraputangas são um testemunho contundente que os peixes são provedores de serviços culturais, inspiração estética e fonte de lazer, contou o pesquisador.

“Café da manhã com frutos”, título da imagem, ficou em segundo lugar no concurso promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e competiu com outros 143 trabalhos pré-selecionados e avaliados por uma comissão de especialistas, considerando critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização, divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.

O Projeto Peixes de Bonito envolve atividades de ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena.

More
articles