O autor da foto é o biólogo, docente da Uniderp e idealizador do projeto “Peixes de Bonito”, José Sabino.
“Além de mostrar relações ecológicas, esta fotografia promove a visibilidade de um grupo animal percebido pela maioria das pessoas apenas como alimento. Mencione peixes e a associação com comida é imediata. Para a ciência, contudo, é notório que peixes representam muito mais. Em águas tão cristalinas, as piraputangas são um testemunho contundente que os peixes são provedores de serviços culturais, inspiração estética e fonte de lazer”, contou o pesquisador.
“Café da manhã com frutos”, título da imagem, ficou em segundo lugar no concurso promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e competiu com outros 143 trabalhos pré-selecionados e avaliados por uma comissão de especialistas, considerando critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização, divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.
O Projeto Peixes de Bonito envolve atividades de ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena.
Recomendações ao se deparar com animais silvestres!
Prezado turista,
Durante os passeios, caso se depare com algum animal silvestre, mantenha uma distância segura. Não tente tocá-lo nem persegui-lo e informe imediatamente o seu guia.
É proibido alimentá-los. Essa prática, além de colocar em risco a segurança de ambos, pode alterar o comportamento natural do animal, prejudicando sua capacidade de buscar alimento na natureza e no seu habitat natural.
Sinta-se à vontade para registrar fotos e vídeos, mas não utilize o flash e tenha cautela, sempre respeitando a distância dos animais.