Receitas Merenda Pantaneira: Cueca Virada
Um delicioso quitute de origem Portuguesa que faz muito sucesso no Mato Grosso do Sul. Foto: Beto Nascimento


A cueca virada (também conhecida como ceroula virada ou orelha de gato ou coscorão) é um quitute típico no Mato Grosso do Sul, feito com massa de farinha de trigo e ovos, estendida em tiras largas e polvilhadas com açúcar.
Este é um quitute de origem Portuguesa, e foi introduzida no Brasil por colonos na época da civilização. 

O nome brasileiro é bem ao gosto galhofeiro do povo do Brasil, eis que aponta uma similitude na aparência de dupla trança do doce com a roupa íntima masculina quando é retirada do corpo após o uso. Outro nome Brasileiro para este doce é Cavaquinho, em referência a sua semelhança com o instrumento Musical.

Ingredientes:
03 ovos
02 xícaras  (chá) de leite
02 colheres (sopa) de margarina
01 colher (sopa) de nata
01 colher (sopa) de fermento em pó
01 pitada de noz-moscada
Farinha de trigo até dar o ponto

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes, menos o trigo e mexer bem. Misturar o trigo aos poucos até dar o ponto de modelar; modelar a gosto (uma sugestão é estenda-la em tiras e depois trança-las como desejar). Fritar em óleo bem quente; passar no açúcar misturando com canela.



Cueca Virada é servida em nossa Merenda Pantaneira, onde servimos quitutes deliciosos da culinária sul-matogrossense, que vão desde a famosa chipa, chipa frita, bolinho de souza, caburé, bolinho de polvilho, bolinho de chuva, canjica, arroz doce, torradas, bolo de fubá cremoso, geleias orgânicas, chás, sucos e até mesmo a famosa sopa paraguaia. Venha conhecer!

More
articles