O autor da foto é o biólogo, docente da Uniderp e idealizador do projeto “Peixes de Bonito”, José Sabino.
“Além de mostrar relações ecológicas, esta fotografia promove a visibilidade de um grupo animal percebido pela maioria das pessoas apenas como alimento. Mencione peixes e a associação com comida é imediata. Para a ciência, contudo, é notório que peixes representam muito mais. Em águas tão cristalinas, as piraputangas são um testemunho contundente que os peixes são provedores de serviços culturais, inspiração estética e fonte de lazer”, contou o pesquisador.
“Café da manhã com frutos”, título da imagem, ficou em segundo lugar no concurso promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e competiu com outros 143 trabalhos pré-selecionados e avaliados por uma comissão de especialistas, considerando critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização, divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.
O Projeto Peixes de Bonito envolve atividades de ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena.
Imagem em atrativo de Jardim (MS) conquista segundo lugar em prêmio nacional