Receitas Merenda Pantaneira: Sopa Paraguaia

A Sopa paraguaia é um bolo de milho salgado muito consumido no Mato Grosso do Sul. Além do milho ralado, ingredientes como o leite,óleo, queijo em abundância e cebola tornam este um prato delicioso, assado em forno comum ou de barro. Pode-se acrescentar outros ingredientes como: tomate seco, orégano. Se não tiver milho verde, pode-se utilizar fubá tipo biju ou polentina.

Mas como uma sopa pode ser sólida?
Existem pelo menos três versões distintas para o fato de este prato receber o nome de “sopa”, quando se trata na verdade de uma torta de milho com queijo e cebola, sendo mais um exemplo da grande influência que a cultura paraguaia tem na nossa região. 


Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa normal, a qual os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865 – 1870). Como era difícil transportar algo tão líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual.


Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com o MS, significa “torta”, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”. 

A terceira versão é de que a massa desta torta, antes de ser assada, é bastante líquida, muito mais do que as massas de tortas comuns, parecendo mesmo uma sopa. 

Bom, teorias à parte, este não deixa de ser um ótimo prato… muito fácil de fazer. Vamos á receita:


Ingredientes:
– 500g de flocos ou farinha de milho
– 500g de queijo meia cura (ou Minas)
– 04 cebolas picadas
– 03 ovos batidos
– 01 litro de leite
– 01 xícara (chá) de óleo
– 01 colher (sopa) de fermento em pó
– Sal a gosto
Modo de Preparo:
– Pique as cebolas e refogue em um pouco de óleo, sem deixar dourar, numa panela grande em fogo baixo.
– Quando a cebola estiver macia, desligue o fogo e acrescente o leite, o restante óleo, o queijo e os ovos, por esta ordem. Misture bem e acrescente os flocos de milho com o fermento incluído. Tempere com sal.
– Passe a mistura da sopa paraguaia para uma forma retangular untada com manteiga, e leve a assar no forno preaquecido a 189ºC por 45-50 minutos, ou até ficar dourada.

– A sopa paraguaia está pronta! Sirva em seguida. Bom apetite!

Sopa Paraguaia é servida todos os dias em nossa Merenda Pantaneira, venha conhecer!

More
articles