Instituída em abril de 2009, a lei declara o Udu-de-coroa-azul como ave símbolo da cidade.
Nesta quinta-feira (3), mais uma data comemorativa é marcada no calendário de Bonito. De acordo com a lei municipal n° 1.161, de 15 de abril de 2009, no dia 3 de outubro celebra-se o Dia Municipal das Aves.
A Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil, está desenvolvendo diversas atividades educativas durante todo o dia, na Praça da Liberdade.
Há exposição fotográfica do papagaio-verdadeiro e de aves da Serra da Bodoquena, teatro de bonecos "Nas Asas do Vento", jogos e informações sobre a coleta seletiva na cidade.
A ação se estende até as 21h desta quinta-feira.
Udu-de-coroa-azul
Cientificamente conhecido como Momotus momota marcgraviana (Linnaeus, 1766), esta espécie é considerada a ave símbolo de Bonito.
É uma ave que habita o sub-bosque médio e alto das florestas, onde forrageia em busca de artrópodes e pequenos vertebrados, além de uma boa quantidade de sementes e frutos, principalmente do murici (Byrsonima sericea).
O udu-de-coroa-azul é observado com freqüência em florestas secundárias ou em regeneração do que em florestas mais maduras. É territorialista, podendo-se observar o mesmo indivíduo, por dias seguidos, no mesmo lugar e na mesma hora (RODA, 2008).
Com informações da SEMA