Abismo Anhumas: aventura rumo ao coração da Terra!

Por Joeci Oliveira


Rapel, flutuação, mergulho e muita (muita!) aventura em uma das mais impressionantes cavidades do mundo! Foto: Reprodução.

Para quem vem à Bonito em busca de não só mergulhar em rios da águas cristalinas ou belas cachoeiras, o Abismo Anhumas é uma excelente pedida: ótimo para quem curte aventura e lugares fantásticos!

O Abismo Anhumas é uma das mais sensacionais cavernas do Brasil. Da entrada até a base da caverna são 72 metros de uma descida vertical em rapel emocionante que todo amante da natureza deve conhecer. Lá embaixo um salão de pedras fantástico, águas cristalinas e formações rochosas jurássicas tornam o que de fora parece ser “só um buraco” em um lugar surreal.

Preparação para o passeio
Os preparativos para o passeio tem início um dia antes na sede do atrativo na cidade de Bonito (MS), quando o turista recebe informações gerais sobre o passeio e realiza o treinamento para o rapel. Além de testar sua resistência física para averiguar se conseguirá realizar a atividade no dia seguinte.

   Treinamento obrigatório para o rapel, realizado no dia anterior ao passeio. Foto: Reprodução

Aprovado para o passeio, o próximo passo é assinar assinar um termo de conhecimento de risco e receber informações sobre o que levar, horários e qual a roupa mais adequada. Aqueles que optam por fazer também o mergulho (comprado à parte), são encaminhados para uma operadora de mergulho local para provar os equipamentos.

No dia seguinte… a aventura!
O “buraco” como é carinhosamente chamado pelos instrutores de rapel locais, fica a 23km da cidade e o acesso é por uma estrada de terra. Para a segurança de toros, antes da descida os monitores fazem uma vistoria geral no equipamento. Um profissionalismo impressionante!

Chegou a hora em que o coração bate mais forte! Os turistas começam a ser equipados e colocados na fenda para a descida em rapel vertical. O rapel é feito em duplas (emoção em duplas!).


Início da descida em rapel vertical. Foto: Reprodução

Descendo rumo à plataforma (que de tanto frio na barriga parece mais uma descida ao centro da Terra) a sensação é incrível: espanto, alegria e um pouco de medo. Após passar por uma fenda muito estreita, a descida dura em torno de 05 minutos até uma plataforma flutuante construída sobre um lago de águas cristalinas com profundidade de 80 metros e do tamanho de um campo de futebol! 


O fascinante lago do tamanho de um campo de futebol! Foto: Reprodução

Ainda um pouco estonteantes com a beleza do lugar, os turistas são levados para um passeio de 30 minutos em bote inflável no entorno da caverna onde é possível observar diversos espeleotemas como cones com tamanhos bem variados (alguns chegam a ter 19,5 metros de altura – mais de seis andares de tamanho!). Durante a flutuação, podem ser vistas algumas espécies de lambaris que vivem na caverna. A flutuação dura em torno de 30 minutos e a temperatura da água gira em torno de 18º C.


Para mergulhadores credenciados, a a aventura fica ainda melhor! Foto: Reprodução

Para quem deseja fazer o mergulho, é importante lembrar que para faze-lo é necessário ter credencial PADI, PDIC, NAUI, CMAS, etc.. de nível básico. O mergulho dura 30 minutos e é feito a uma profundidade que varia de 07 a 18 metros onde pode-se ver os cones cancáreos submersos, alguns de 17 metros de altura – um dos maiores do mundo.

IMPORTANTE: O passeio tem restrições para gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Há possibilidade de realização do passeio com cadeirantes ou outros portadores de deficiência.

O passeio é uma maravilha em cada detalhe: um rapel de tirar o fôlego, um deck onde pode-se ter uma idéia do gigantesco tamanho do interior da caverna e um lago de águas cristalinas fresquinhas; além de uma flutuação e mergulho que ficarão para sempre marcados na vida de quem conhece este pedacinho de paraíso em Mato Grosso do Sul!

More
articles