Desde o último mês de maio, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, faz parte do projeto Tour da Experiência, concebido pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae Nacional. O objetivo principal é fazer com que o turista tenha experiências diferenciadas e interajam com a comunidade local. Desde a última quinta-feira (12/08) até domingo (15/08) um grupo de jornalistas de todo o Brasil está conhecendo este "outro lado" do destino e o MERCADO & EVENTOS / FOLHA DO TURISMO está participando deste press trip e cobre com exclusividade para o trade turístico.
Inicialmente, fazem parte do projeto 18 estabelecimentos locais que desenvolveram, com ajuda do Sebrae, atrativos diferenciados para os turistas, que proporcionam uma maior integração com o destino e com os seus moradores. "No mundo tudo existe um perfil de público que que busca não apenas passar pelo destino, mas também aprender algo com a comunidade, e este é o nosso foco", disse Vanessa Leite, coordenadora do Sebrae de Bonito.
Três agências de receptivo local já comercializam os passeios, além de seis operadoras disponibilizam pacotes completos. De acordo com Vanessa, o projeto demorou aproximadamente um ano e meio para ser totalmente formatado. A primeira etapa foi o credenciamento dos estabelecimentos, depois, a formatação de cada um dos passeios, a certificação e, por último, a comercialização. "Temos hotéis, restaurantes, fábricas, fazendas e diversos estabelecimentos participando do Tour da Experiência", afirmou Vanessa.
Participam do Tour da Experiência de Bonito o Restaurante Cantinho do Peixe, a Taboa Fábrica de Encantos, o Vício da Gula, o Projeto Jibóia, o Wetiga Hotel, a Associação Amigos do Brazil Bonito, o Restaurante Casa do João, a Associação Bonito Feito à Mão, o Buraco das Araras, a Estância Mimosa Ecoturismo, o Hotel Pousada Águas de Bonito, o Hotel Pousada Arizona, o Hotel Marruá, a Oca Bar e a Pousada Chaminé.
Este projeto já foi implantado na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, em Belém do Pará, na Costa do Descobrimento, na Bahia e em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Para maiores informações acesse: www.tourdaexperiencia.com.br
Fonte: Mercado e Eventos