Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos

Date

 

 

Brasil de Tuhu Concertos Didaticos 
Viemos informar que a partir de amanhã, dia 19/08 no Salão da Acácia Branca, será realizado a apresentação do Brasil de Tuhu Concertos Didáticos, a partir das 08:00hs.

O que é o Projeto?

Entre agosto e outubro de 2010, o premiado Quarteto Radamés Gnattali vai apresentar uma nova série de concertos didáticos em escolas da rede pública de 15 cidades brasileiras, localizadas nos estados do Ceará, do Mato Grosso do Sul e de  Tocantins.

Foto 01 Foto 02

Em virtude do sucesso da primeira edição, em 2009, o projeto ganha nome mais identificado com a proposta de circular pelo país: Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos. Os músicos se basearam no antológico ‘Guia Prático’ (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que será mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais. O patrocínio é do Instituto Votorantim e da Votorantim Cimentos, com planejamento e produção executiva da Baluarte Agência.

Foto 03 Foto 04

Popularizar a música erudita é um principais dos lemas do quarteto. “Esse ano, a nossa mensagem será um pouco mais voltada para a música do que para a história. Vamos continuar usando o Guia Prático, mas queremos mostrar aos alunos o que é uma partitura, quais são as notas musicais”, exemplifica Carla Rincón, nascida em Caracas e formada pelo renomado sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela. “Interagimos com a platéia durante os concertos e não há nada melhor do que ver a resposta imediata do que acabamos de tocar. Eles perguntam e nós respondemos, o que só nos aproxima”, ensina.

Foto 05 Foto 06

“É emocionante ver como a garotada aprende rápido as noções de melodia e ritmo que passamos, através de cirandas, cantigas de roda e temas folclóricos pesquisados por Villa-Lobos”, diz o violista Fernando Thebaldi. Carla e Fernando não vêem a hora de compartilhar as alegrias dos concertos didáticos com os os dois novos integrantes: o violinista chileno Francisco Roa e o violoncelista gaúcho Hugo Pilger. Francisco foi convidado no final do ano passado, depois de substituir a Carla em alguns concertos.

Foto 07 Foto 08

“Todos os projetos do quarteto são muito empolgantes”, comenta. Hugo Pilger, um dos músicos eruditos que mais gravam com artistas populares, está animado. “Foi uma proposta irrecusável porque o quarteto têm como norte a música brasileira”, diz .

Fonte: www.brasildetuhu.com.br

More
articles