Conheça as lendas e mitos do Mato Grosso do Sul!

Date

O Mato Grosso do Sul é cheio de cultura e sabedoria popular. Com muitas cores, sabores e lendas incríveis, que misturam magia com a vivência dos povos da região.
Então, se você vai visitar o estado, precisa conhecer algumas das histórias mais curiosas que circulam por aqui.

Continue lendo e conheça as lendas regionais famosas no MS!

5 lendas famosas no MS

1. Sinhozinho
Na região de Bonito, conta-se a história do Sinhozinho, um frei que pregava pelas cidades durante a década de 1930. Ele era muito pequeno e mudo, mas se comunicava como conseguia e benzia todos que encontrava.
Até que um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Ficaram apenas a capela e as cruzes que ele construiu na região.

Mas o povo, é claro, tem suas teorias sobre o desaparecimento do religioso. Muita gente acredita que ele prendeu uma cobra gigante em um buraco nos morros de Bonito, selando a entrada com uma cruz. Assim, se a cruz for retirada, a cobra seria libertada e atacaria todos os moradores da cidade.

2. Come-língua
Já na região do Bolsão, existe uma lenda trazida pelos goianos do Araguaia, chamada Come-língua. Segundo esse mito, uma espécie de menino-bicho ataca os animais no pasto e arranca a língua deles.

A história conta que o garoto era muito mentiroso e, por isso, sua mãe rogou uma praga nele. Pouco tempo depois, o menino foi encontrado morto, sem a língua. Desde então, ele se transformou no monstro, que vive na mata atacando animais e tirando sua língua para comer.

3. Mãe-d’água
Outra lenda que circula por várias regiões do Brasil é da Mãe-d’água, uma linda espécie de sereia que vive nos rios. No norte, ela costuma ser chamada de Iara ou Uiara e é conhecida por atrair homens para o fundo do Rio Amazonas, de onde eles não conseguem sair jamais.

Já no Mato Grosso do Sul, a história é menos trágica. Por aqui, muita gente acredita que a Mãe-d’água fica na beira dos rios se penteando e protege os peixes da pesca. Por isso, é considerada uma protetora da natureza da região.

4. Tuiuiú
No Pantanal, também existe um mito que explica a tristeza do Tuiuiú, ave símbolo da região. De acordo com a crença popular, os pássaros sempre foram alimentados por um casal de índios, que faleceu e foi enterrado no mesmo local em que dava comida aos bichos.

Assim, os animais ficavam em cima do monte de terra, esperando que os dois aparecessem e dessem um pouco de comida. Como eles nunca voltaram, o Tuiuiú foi ficando cada vez mais triste e, por isso, está sempre olhando para o chão.

5. Minhocão
Os rios são grandes protagonistas da cultura popular no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Por isso, existe mais uma história lendária envolvendo as águas nos dois estados. É o mito do Minhocão, uma serpente longa e cabeçuda, que derruba pescadores e vira canoas quando está com fome.

Segundo a crendice, o bicho faz um som muito alto quando se aproxima e enlouquece aqueles que conseguem sobreviver ao seu ataque. Assustador, não é?
Esses foram só alguns dos mitos que o povo sul-mato-grossense cultiva. Se você gostou de saber mais sobre as lendas do MS, marque já a sua visita ao estado e conheça mais sobre essa cultura tão rica. Com certeza você vai se surpreender com as histórias que encontrará por aqui!

More
articles