Jantar Gourmet Italiano: confira os pratos

Nesta sexta e sábado (06 e 07/06) delicioso Menu Gourmet Italiano no Restaurante Encontro das Águas

A Itália possui uma cozinha tradicional muito variada, suas comidas típicas herdadas do passado sofreram constantes transformações. Antigamente, por volta do ano 500, o país ainda consistia em repúblicas separadas, e conseqüentemente, com uma gastronomia local. Isso ocorreu até o ano de 1800, quando esses costumes se chocaram e foram passados de geração para geração.

  
À esquerda: Risotto de tomate seco, rúcula e gorgonzola. À direita: Bruschettas de focaccia.

Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos. O queijo é um alimento muito apreciado no país, existindo mais de 400 tipos produzidos lá. O presunto também é muito apreciado, sendo produzido originalmente em Parma (terra também do queijo parmesão).

 
À esquerda: Bruschettas de carpaccio. À direita: Gnocchi ao ragú.

Diversas regiões italianas orgulham-se de terem sido berço de origem do tiramisù, entre elas a região de Piemonte, Lombardia, Veneto e Toscana. Uma das lendas mais famosas reza que os tradicionais pasticcieri de Siena resolveram inventar uma nova receita para agradar o grão-duque da Toscana, Cosimo de’ Medici III, que estava em visita à cidade, lá pelos anos 1600.


Sobremesa da noite: Tiramisú

Como o grão-duque era um maluco por doces, logo se apaixonou por aquela invenção originalmente chama de “zuppa del duca”, que levava queijo mascarpone e biscoito champanhe embebido em café, e levou a receita para Firenze. Em pouco tempo, o “zuppa del duca” havia se tornado uma sobremesa popular na corte italiana, ainda mais por terem atribuído propriedades afrodisíacas ao doce. Tiramisù vem de “te tira su”, algo que pode ser traduzido como “te levanta”.

_________

Logo Restaurante 04 As reservas custam R$ 45 por pessoa e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (67) 3255-2330.

More
articles