Bonito na mídia: Edição Especial Revista Viagens e Turismo

Date

 

Viagens na Natureza – Edição Especial Revista Viagens e Turismo

O conceito de turismo responsável norteou esta edição especial, inteiramente assinada pelo fotógrafo Araquém Alcântara. São 13 destinos lindos no Brasil, que impressionam também pela preservação. Especialistas em meio ambiente e turismo ecológico também dão a dica e trazem as melhores atrações da Chapada Diamantina, Bonito, Fernando de Noronha, entre outras. E ainda: por que o Pantanal e a Amazônia são os melhores lugares do Brasil para ver bichos e o que Cataratas do Iguaçu, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina e Aparados da Serra têm em comum. Veja também as dicas para quem quer escolher uma pousada ou passeio de maneira responsável.

Os 13 Destinos

Categoria: Sem Preguiça

Bonito – Ecoturismo multiuso

 Bote no Rio Formoso  Rapel Boca da Onça
Gruta do Lago Azul

Tem grutas, tem cachoeiras, tem rapel, rafting e vôo livre. E rios e lagos com uma visibilidade incrível – mesmo quem só mergulha de snorkel consegue curtir a riqueza de peixinhos coloridos e formações rochosas subaquáticas. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o melhor lugar do Brasil para o ecoturismo com muita estrutura: há trilhas bem sinalizadas e com passarelas para facilitar a caminhada; todos os passeios devem ser acompanhados de guias credenciados, e a maioria deles inclui almoço na própria fazenda onde ficam as atrações (preços de R$10 a R$35).

Paisagem
 

A vegetação de Cerrado predomina, mas a maioria das atrações fica em áreas de mata densa. A excelente visibilidade da água dos rios e lagos é garantida pela concentração de calcário, característica da Serra da Bodoquena. Na gruta do Lago Azul, por exemplo, a dissolução do calcário resultou em estalactites e estalagmites.


Bichos
Buraco das Araras Buraco das Araras
Na trilha do Buraco das Araras, tucnaos, araras, seriemas, biguás, emas, garças, periquitos e papagaios podem cruzar o caminho. No Parque Ecológico Baía Bonita, há lobos-guará, jacarés-de-papo-amarelo, cervos-do-pantanal e até jaguatiricas. Atração de algumas grutas, o camarão albino batizado de potiquara, de 7 mm, é único no mundo.

Quando ir
Mergulho Rio Formoso Bóia Cross

De dezembro a março, chove mais, a vegetação fica verde e os animais, mais visíveis. Para o mergulho, os melhores meses são os da seca (agosto, setembro e outubro), pois as águas ficam mais cristalinas.

O melhor passeio
Rapel Abismo Anhumas Mergulho Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas. No meio da floresta, uma pequena fenda no chão anuncia a caverna. É preciso descer de rapel 72 metros e, lá dentro, passa-se o dia entre as curiosas estalagtites e os mergulhos no lago – submergir entre os cones gigantes, com até 20 metros de altura, parece cena de ficção científica.

Fonte: Estância Mimosa

More
articles