05 motivos para conhecer o Pantanal Sul

por Joeci Oliveira

Seja no período das cheias ou secas o Pantanal Sul é uma excelente escolha para “esticar” a viagem depois de conhecer Bonito (MS). Foto: Helder Brandão
Esqueça o barulho dos carros das grandes cidades, engarrafamentos sem fim, filas e a poluição das grandes cidades e embarque nesta viagem rumo a um pedacinho de paraíso onde a paz reina e a beleza é marca registrada deste santuário ecológico.

O clima é  quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. No verão, entre outubro e maio, época das chuvas, as terras são literalmente inundadas. Podemos dividir o clima na região também em quatro estações distintas: seca (de junho a setembro), enchente (de outubro a dezembro), cheia (de janeiro a março) e vazante (abril e maio).

O leque de opções de visitação nesta planície. Listaremos os principais:

01 – Fazenda San Francisco | Miranda – MS
Passeio de Chalana no Corixo São Domingos é uma das atrações da Faz. San Francisco. Foto: Reprodução

A Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo Pousada e Passeios situa-se no Pantanal do Rio Miranda, Mato Grosso do Sul (MS), Brasil. Possui uma grande variedade de fauna e flora, e apresenta a você o real funcionamento de uma fazenda: cultivo, produção e afazeres, caminhando juntos com a preocupação da conservação do meio ambiente.

O espírito de conservação de Beth e Roberto propiciou o estabelecimento de várias ações de pesquisa. Araras azuis, Papagaios, Jaguatiricas e a Onça pintada, no qual você pode participar das atividades de campo deste Projeto. Com fácil acesso rodoviário, esta fazenda é considerada um excelente local para observação de vida silvestre e também aves. A cordialidade de nossos guias pantaneiros é mais um dos pontos positivos.

02 – Fazenda 23 de Março | Aquidauana – MS
O verde do Pantanal aliado ao canto dos pássaros, presença de atividades rurais. Foto: Reprodução 
Contemplar o amanhecer e o entardecer Pantaneiro é uma das melhores experiências a serem vividas, interagindo com a flora e fauna específicas bem como com a cultura regional, a gastronomia, e, constatar a preocupação de um turismo sustentável interligado ao dia a dia do manejo de uma pecuária atuante.
A Fazenda 23 de Março Ecopousada conta com uma ampla estrutura para atendimento aos hóspedes, com acomodações equipadas com ar condicionado, ventilador de teto e frigobar.
Amplas áreas de convivência, piscina, internet wireless e sala de TV coletiva com parabólica e pequeno acervo de livros sobre o Pantanal.

03 – Refúgio Ecológico Caiman | Miranda – MS  
A natureza e a cultura pantaneiras em uma fazenda de 53 mil hectares. Foto: Helder Brandão
O Refúgio Ecológico Caiman se localiza em uma fazenda de 53 mil hectares na pequena cidade de Miranda, no Pantanal Sul Mato-grossense. Neste cenário grandioso, o Refúgio Ecológico Caimandesenvolve três importantes atividades: a pousada Caiman, programa de conservação da natureza e a Estância Caiman.

O Refúgio Ecológico Caiman desenvolve um importante Programa de Conservação da Natureza,reconhecido nacional e internacionalmente, que consiste na manutenção de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural em uma área de 5,6 mil hectares e no apoio a diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies, desenvolvidos em toda a área da fazenda.
A Miranda Estância, uma tradicional fazenda de criação de gado fundada em 1910 por
investidores ingleses, deu origem à atual Estância Caiman. Ela maneja atualmente cerca de 35 mil cabeças de gado, em campos de pastagem naturais, buscando a melhor integração possível entre o gado e a natureza. Este trabalho está aberto à visitação e pode ser acompanhado de perto pelos viajantes interessados.
04 – Passo do Lontra | Corumbá – MS  
Trabalho de conservação realizado na localidade e observação da fauna são pontos fortes. Foto: Reprodução.

Com uma ampla área de aproximadamente 100 mil metros quadrados e agregada a uma fazenda “Tipicamente Pantaneira” (POUSADA SÃO JOÃO), com 2 mil hectares e uma localização privilegiada no Pantanal Sul o Complexo Passo do Lontra em perfeita harmonia com este paraíso ecológico proporciona momentos únicos e inesquecíveis.

Dispõe de completa infra-estrutura de hospedagem (variados tipos de acomodação), restaurante, passeios ecológicos, guias locais (bilíngües) experientes, barcos, motores e iscas para realização de pesca esportiva, posto de combustível, pista de pouso, enfim, todo o conforto e segurança que você e sua família precisam e merecem nos momentos de lazer.

A estrutura está montada sobre palafitas de madeira (+ de 1500 metros) em função das enchentes periódicas que ocorrem na região, garantindo a conservação da natureza e a sobrevivência de várias espécies da fauna e flora na localidade.

05 – Refúgio da Ilha | Miranda – MS A Pousada destaca-se visualmente por ficar em uma ilha fluvial de 4.000 hectares no coração delta do Rio Salobra. Foto: Mauricio Copetti.
Transpondo os padrões do turismo convencional de massas, o Refúgio da Ilha propõe um turismo sustentável, com número limitado de visitantes para proporcionar mais privacidade, segurança e qualidade no atendimento. Sua natureza é tão selvagem quanto as mais remotas regiões do Pantanal, porém de fácil acesso durante o ano todo.

Comprometida com a conservação e estudos de seu ecossistema, a Pousada Refúgio da Ilha oferece atividades de mínimo impacto ambiental com expedições realizadas em pequenos grupos. São rios, matas, corixos, campos, baías em uma das maiores biodiversidades do mundo.

A Refúgio da Ilha não só abriga frequentemente projetos voltados aos estudos biológicos biológicos e conservação, como também parcerias com outras instituições e projetos que possam eventualmente realizar estudos na região.
———————–

O Pantanal é considerado pela UNESCO uma das mais importantes reservas naturais do planeta, e considerado Patrimônio Nacional desde 1998 na Constituição Brasileira.

Venha conhecer um espetáculo da dinâmica das águas da maior planície inundável do planeta!

More
articles