Fotos de Jardim e Bonito são publicadas na Revista National Geographic de Abril

Date


Em uma Edição Especial sobre as Águas, a Revista National Geographic de Abril/2011 trouxe matérias sobre o uso sustentável e a conservação da água doce e do mar no Brasil e no Planeta.

Na reportagem "Terra das Águas", sobre a fartura de água doce no Brasil, que está ameaçada pelo consumo inconsequente e falta de infra-estrutura de saneamento básico, aparecem duas fotos de Jardim e Bonito.

A primeira foto retrata o encontro do Rio Olho d’Água com o Rio da Prata em um dia em que o rio da Prata encontrava-se turvo. Esta foto foi feita pelo fotógrafo Luciano Candisani durante sua visita ao Prata em fevereiro de 2011, e retrata uma situação que acontece esporadicamente entre novembro e fevereiro de 2011: o turvamento do rio da Prata após chuvas fortes.

O rio Olho d’àgua está protegido por sua mata ciliar preservada pela RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – Faz. Cabeceira do Prata. Assim, chuvas fortes apenas ocasionam pequenas mudanças na transparência de suas águas, as quais retornam ao normal rapidamente (entre duas a três horas). Já o Rio da Prata, é um rio grande, com cerca de 50 km de extensão, que passa por inúmeras propriedades até desembocar no Rio Miranda, e em algumas delas as matas ciliares não estão suficientemente preservadas, ocasionando aporte de sedimentos em caso de chuvas fortes ou intensas, como as que ocorreram em fevereiro de 2011.

 

O Rio da Prata é protegido pela Lei dos Rios Cênicos, Lei Municipal Nº 989/2003 e Lei Estadual Nº 2223/2011, a qual proíbe qualquer tipo de pesca (esportiva, comercial ou amadora) no rio, e estabelece uma faixa mínima de proteção ambiental de 100 (cem) metros.

Fonte: Bonito Pantanal blogspot

More
articles