Fotógrafo lançou livro e exposição de fotos sobre Bonito MS

Date

O fotógrafo Valdir Cruz exibe 25 imagens em preto-e-branco em grandes formatos na exposição "Bonito", baseada no livro "Bonito, Confins do Novo Mundo", que foi lançado no dia 25 de novembro, em São Paulo. O livro reúne 45 fotos feitas durante várias expedições de Valdir, entre 2008 e 2010, à região, e ficou hospedado em nosso hotel.

Em Bonito – Confins do Novo Mundo podemos conferir sua maturidade como artista, pois mesmo mantendo uma forte relação com a tradição da fotografia paisagista em preto e branco, ele soube incorporar à sua fotografia uma atmosfera poética que parece guiar com clareza as idéias que desenvolveu para este ensaio. Idéias que refletem uma consciência aguda do seu processo criativo.

Ele assumiu o encanto e o frescor das sensações fugazes. Sua composição é elegante e imaginativa. Nada escapa ao seu olhar atento que elabora um universo visual a partir de um mapa de procedimentos que revela formas puras e abstrações impertinentes, com estranhas e pulsantes luzes. Sua matriz de grande formato registra uma natureza exuberante, quase intocável. É possível perceber também que Valdir esperou pacientemente o momento em que toda a improvável ordem natural do cotidiano entra em revolução e explode na beleza da sua fotografia. Ele descobre certas estruturas visíveis e cria uma conexão entre elas; concentra na imagem uma força desconcertante que excita nossos sentidos.

A mostra das imagens e o livro têm curadoria do pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior (de 25/11/2010 a 15/01/2011). A exposição e o lançamento do livro aconteceram na galeria de artes Lourdina Jean Rabieh, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147, Jardim Paulista, em São Paulo, no último dia 25.

Fonte: Bonito Convention & Visitors Bureau

More
articles