Definição da capacidade de suporte ajuda turismo em Bonito

Date

 

“Todos os atrativos turísticos de Bonito (MS) têm sua capacidade de suporte de visitantes definida no momento do licenciamento ambiental. Com essa informação, as visitas são controladas e não há possibilidade de excessos. A medida é uma das fórmulas de sucesso da gestão do turismo na cidade, que tem cerca de 17 mil habitantes e recebe por ano 170 mil turistas.”

A informação foi passada pelo presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Cícero Ramos Peralta, ao público que acompanhou a mesa redonda "Atividades Econômicas no Pantanal: desafios e alternativas", realizada na quarta-feira (10) à tarde no 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal).

Cícero mostrou como o turismo foi organizado e como influencia o desenvolvimento sustentável do município.Em Bonito, toda a organização turística tem uma consciência coletiva. Foi implantado – e recentemente premiado – o voucher único, um sistema de controle de acesso a todos os pontos turísticos. O sistema informatizado permite que, após o lançamento do passeio escolhido pelo visitante, a informação seja repassada imediatamente para a tributação.

São 30 atrativos turísticos, com capacidades de suporte diferentes. Apenas dois ficam em áreas públicas: o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul. Esta última recebe no máximo 305 pessoas por dia, em pequenos grupos. "O sistema não permite levar 306. Ele bloqueia após a capacidade máxima ter sido atingida", explicou Cícero.

Esse limite garante não só a conservação ambiental , mas também a qualidade no atendimento. "Há empresários que sabem que se atenderem mais turistas, não será com a mesma dedicação."

Outro cuidado que o gestores tiveram ao organizar o turismo foi uma "reserva de mercado" para a população local. O balneário municipal, que tem capacidade de receber até mil pessoas por dia, reserva 800 vagas para moradores da cidade. Aos domingos, o atrativo é de uso exclusivo dos bonitenses.

Cícero contou que a cidade recebeu um investimento de R$ 10 milhões da Petrobras para implantar o sistema de tratamento de esgoto. Hoje 100% do esgoto de Bonito é tratado, com uma eficiência média de 97%. Toda a água da cidade é igualmente tratada.

Como resultado de toda a organização da atividade, Bonito é considerada a cidade menos violenta de Mato Grosso do Sul. "O turismo gera emprego e renda, o que faz cair a criminalidade." Segundo o palestrante, não se vê crianças abandonadas e mendigos pelas ruas.

De 2002 a 2010, Bonito foi eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril. A cidade tem 72 hotéis e pousadas, com 4.534 leitos, 44 agências e 80 guias de turismo atuantes.

A exploração do turismo em Bonito é recente e começou na década de 1990, depois que um programa Globo Repórter, da TV Globo, divulgou para o país todo as belezas naturais daquela região. Os primeiros guias foram formados em 1993 e dois anos depois foi criado o conselho e o voucher único.

Este conselho de turismo tem 13 membros e é consultivo. Sua finalidade é fomentar e normatizar a atividade turística no município. Cícero se colocou à disposição de quaisquer municípios que tenham interesse em conhecer o modelo de gestão.

O Simpan é uma realização da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ICS do Brasil (Instituto de Comunicação Social) e da UFMS. Tem correalização da Prefeitura Municipal de Corumbá e patrocínio da Petrobras. Apóiam a iniciativa o Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Uniderp, Hotel Gold Fish, Seher Turismo, Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá "Miguel Gomez" e Universidad Pública René Moreno do Governo Departamental de Santa Cruz/Bolívia.

Fonte: Embrapa Pantanal

More
articles