Udu-de-coroa-azul: Ave símbolo de Bonito

Por Caroline Dutra, Atratur

O udu-de-coroa-azul é uma grande ave tropical que faz os seus ninhos em túneis em bancos de areia, colocando três ou quatro ovos brancos.

Foto: Daniel De Granville
Foto: Daniel De Granville
 
O udu-de-coroa-azul pode variar entre 41 e 46 cm e epesar 145 gramas. A cauda é bem longa e tem uma ponta em forma de raquete. Suas partes superiores são verdes, a cauda inferior azul, e as partes de baixo são verdes ou possuem uma cor ferrugem.
A cabeça possui uma coroa negra, com uma faixa roxa e azul. Daí o nome: Udu-de-coroa-azul. Ele também tem uma máscara negra, e a nuca é castanha. O seu cantar parece com o som de uma coruja  (canto: http://tinyurl.com/44lwlwy).


Eles se alimentam, geralmente, de insetos e lagartos, e também comem frutas.
Estes pássaros com frequência permanecem quietos, e podem ser difíceis de se ver em seu denso habitat florestal, apesar de seu tamanho. Mas o interessante é que não temem o homem, e é comum pousarem em varais de roupas em casas próximas às matas.


Foto: Daniel De Granville

Isso ocorre especialmente na cidade Bonito/MS. Em poucos lugares ela e tão facilmente vista como aqui, podemos vê-la em todos os atrativos turísticos da cidade, incluindo o Balneário municipal. É muito valorizado pelos observadores e o melhor, ainda não é símbolo de nenhuma cidade onde é registrada. Aqui o nosso udu não está ameaçado, mas as populações da mata atlântica nordestina estão em risco.
No dia 23/03/2009 o udu de coroa azul foi oficialmente declarado como a ave símbolo de Bonito, e no em 07/08/2010 foi aprovado na Câmara Municipal de Bonito o Projeto de Lei que institui o dia 03 de outubro como o Dia Municipal das Aves, e do udu-de-coroa-azul.

Se você ainda não teve a oportunidade de ver essa belíssima e rara ave, venha para Bonito! Aqui não será muito difícil de avistá-la.

Gostou? então clique no botão “curtir” aqui em baixo para compartilhar com seus amigos!

More
articles