Município de Bonito atento à qualidade ambiental

Date


Em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur), o Conatus realizará a reunião paralela “Avanço da cultura da soja em Bonito – MS: Quais os possíveis efeitos sobre o turismo?”, no dia 3 de julho pela manhã.

A iniciativa de promover esta discussão partiu do próprio Comtur, na tentativa de discutir e entender os potenciais impactos negativos do avanço do cultivo da soja no município, especialmente com relação ao ecoturismo.

O município de Bonito tinha grande parte de sua área destinada à pecuária de corte, porém há alguns anos uma parcela significativa de seu território está substituindo essa atividade pelo cultivo de soja. Diante desta mudança no cenário local, o Conselho de Turismo gostaria de entender melhor a questão para, a partir dos resultados da discussão e das informações trazidas pelos especialistas presentes, planejar e realizar ações de monitoramento e de precaução de impactos negativos. Desta forma, pretende-se assegurar a manutenção da biodiversidade e da qualidade da água, que são os principais atrativos do turismo local.

Como convidados estarão presentes um representante do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, apresentando os mecanismos de regulação previstos na legislação; um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito/MS, apresentando o quadro atual do turismo e do uso da terra no município; o advogado especialista na área ambiental Marcelo Buzaglo Dantas e um pesquisador especialista, que vai apresentar resultados de estudos que já avaliaram os impactos da soja em outras regiões.

Esta reunião paralela tem 50 vagas e será aberta a outros congressistas do III Conatus. Estes deverão fazer a inscrição gratuita na secretaria do evento, após o credenciamento. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

Fonte: Conatus

More
articles