Geopark Bodoquena/Pantanal recebe missão da UNESCO

Date

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, por intermédio de sua Superintendência Estadual em Mato Grosso do Sul, tem trabalhado desde 2006 na divulgação e implementação do conceito de Geopark no estado e no país.

Nos dias 19 a 21 de junho duas especialistas em geoparks da UNESCO, Marie-Luise Frey (França) e Sylvie Giraud (Alemanha) estarão visitando o Geopark Bodoquena/Pantanal em uma missão que envolverá técnicos do Iphan/MS, Iphan/RJ, DEPAM, CPRM, UFMS, Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Estado de mato Grosso do Sul – FUNDECT, Fundação de Turismo do MS, Fundação de Cultura do MS e Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, USP, dentre outros parceiros.  Ficarão hospedados conosco.

O objetivo da missão é avaliar o nível de implementação e das ações envolvendo o geopark, no âmbito da conservação, educação e turismo como aspirante à Rede Global de Geoparks sob os auspícios da UNESCO. Hoje só existe um geopark nas três Américas integrante da rede mundial – O Geopark do Araripe, no Ceará.

imagem O Iphan, Governo do Mato grosso do Sul, UFMS, CPRM e outros parceiros já vêem desenvolvendo ações de implementação do Geopark Bodoquena-Pantanal, como a contratação do projeto museológico do Centro De Referencias em Geohistória  (contratação do Iphan), produção de folheteria de divulgação, desenvolvimento de projeto de capacitação de guias de turismo em Geoturismo, dentre outros desdobramentos. Há neste ínterim, também, previsão de investimentos em pesquisas e no desenvolvimento científico e tecnológico voltados para o desenvolvimento sustentável da região do geopark.

Gostou? então clique no botão “curtir” aqui em baixo e espalhe esta notícia a seus amigos! Você também pode compartilhar no twitter, clicando no botão “retweet” acima da postagem.

Fonte: Ascom – Iphan/MS

More
articles