1º de Março: Dia do Turismo Ecológico

Date


O Turismo Ecológico é conhecido também como Ecoturismo e tem sido considerado como o ramo de atividade que mais tem crescido no mundo.

Em comparação aos roteiros tradicionais, a grande vantagem do turismo ecológico é colocar a pessoa da cidade frente a um mundo ainda pouco explorado por ela: florestas, lagos, cavernas, cachoeiras, montanhas, rios e praias desertas, fantásticas paisagens que se combinam, em cada ecossistema, das mais diversas formas.

Esse ramo de atividade tem sido de grande importância às populações locais, tornando-se uma alternativa econômica muito interessante ao favorecer a geração de emprego, além de contribuir para a preservação da cultura local, proteção ecológica e para o desenvolvimento sustentável.

Os passeios incluem caminhadas em meio à natureza, divididas em graus de dificuldade. As leves ocorrem em terrenos mais planos e podem facilmente ser realizadas pela maioria das pessoas; as médias são feitas em matas mais fechadas que, em geral, apresentam obstáculos naturais que devem ser transpostos pelo caminhante, como pequenos rios, pedras, troncos de árvores caídos etc. as pesadas são mais longas e se dão em terrenos acidentados e íngremes; são indicadas para trilheiros que já têm alguma prática.

É através da educação ambiental que se procura sensibilizar a comunidade local e os turistas com relação à minimização dos impactos negativos gerados pela atividade turística, tais como: aumento do lixo, adensamento urbano e exploração dos recursos naturais.

Fonte: MTur

More
articles