Águas de Bonito inicia Campanha contra dengue “Plante uma flor, colha saúde”
Planta atrai libélula que se alimenta das larvas do mosquito transmissor da dengue.

Nesta semana o Hotel P. Águas de Bonitocomeçou a campanha “Plante uma flor, colha saúde” a distribuição de sementes de Crotalária para a população de Bonito. As sementes são entregues em saquinhos de papel contendo instruções de plantio.

A Crotalária (Crotalária-spectabilis) é uma leguminosa anual de verão e possui um crescimento muito rápido e vigoroso. É a espécie que produz a maior quantidade de biomassa em menor tempo, protege os solos contra os efeitos da erosão e tem um bom controle de ervas daninhas. A planta se destaca também por atrair predadores do mosquito transmissor da dengue.


Com o plantio da Crotalária em quintais, terrenos baldios, jardins, vasos e até margens de rios, a planta atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas que se alimentam de outras larvas, inclusive as do mosquito. Além disso, a Libélula adulta alimenta-se de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio; é um dos pratos preferidos por elas. Isso tudo pode diminuir bastante os focos do mosquito da dengue.


Plantando ao sol, floresce entre 70 e 90 dias. Mesmo assim, é importante manter os quintais limpos 😉

More
articles