Pantanal será cenário para caravana de turismo e aventura

Date

Turismo, aventura, consciência ambiental e esporte. Essa é a mistura proposta pela Caravana Binacional Pantaneira 2011, prevista para acontecer pela primeira vez no Brasil em outubro.

Os diretores da Caravana da Bolívia, realizadores do evento há 14 anos, irão apresentar o projeto da Primeira Caravana Binacional Pantaneira 2011 na próxima segunda-feira (28), às 8h, na sala de reuniões da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. O evento será aberto para a imprensa.

Na ocasião estarão presentes, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros; representantes da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte); Secretaria de Meio Ambiente (Semac); diretores da Caravana Pantaneira; o presidente da Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul Firmo Henrique Alves; as diretoras da Buennas Agência de Design parceira do evento, Mary Saldanha e Paula Bueno; a diretora da Bonito Way Operadora de Turismo e parceira do evento Adriana Merjann e o diretor da Trip Tur (Santa Catarina), Carlos Adalberto Faria.

Caravana Binacional Pantaneira
O esporte convida quadriciclistas e motociclistas a se embrenharem na cultura sul-mato-grossense resgatando a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso Pantanal, trazendo ao conhecimento de todos os métodos utilizados pelos peões para locomoverem-se, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.

Essa ideia surgiu em 1997, na Bolívia, com o nome de Caravana Andino- Amazônica e contou com a participação de oito aventureiros praticantes do motociclismo de duas e quatro rodas, que tinham como objetivo resgatar as belezas turísticas localizadas em lugares distantes e de difícil acesso em território boliviano. O roteiro chamou a atenção e, no ano seguinte, já havia 60 quadriciclistas e motociclistas bolivianos e estrangeiros participando. Destacava-se entre eles um jornalista, editor da revista “4 Wheel ATV Action” e de outras reportagens nacionais.

A participação da imprensa tornou o evento um sucesso internacional, levando os organizadores – chamados atualmente de Caravana Ecoturística ATV Bolívia – a criarem uma logística profissional para o evento, com itens como: alimentação, hospedagem, abastecimento dos veículos, comunicação via satélite, atendimento médico e segurança para todos os participantes.

A primeira Caravana de Turismo e Aventura brasileira, denominada Binacional Pantaneira, acontecerá em outubro de 2011 e já vem com a assinatura e experiência dos empresários da Caravana Andino Amazônica, da Bolívia, realizadora do evento há 14 anos, e contará com participantes de várias nacionalidades.

O itinerário escolhido para a internacionalização da Caravana é a histórica travessia do Pantanal sul-mato-grossense conhecida como “Comitiva”, meio pelo qual os peões pantaneiros retiravam o gado das propriedades rurais alagadas pelas enchentes que, anualmente, invadem este território.

O ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira 2011 – Comitiva Pantaneira será a cidade de Corumbá, fronteira com a Bolívia, seguindo pelo local chamado Lampião Aceso, Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque e, saindo das áreas alagadas do Pantanal, seguirá rumo aos caminhos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana, sempre seguindo por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A reta de chegada será a cidade de Campo Grande.

A rota terá como moldura a exuberante natureza e a farta fauna pantaneira, enriquecida por atrações culturais, pousadas tipicamente pantaneiras, culinária regional, apresentações de violeiros, trovadores e poetas, revivendo as noites de pouso das comitivas.
Outras informações podem ser obtidas no site www.caravan-atv.com.br.

Fonte: MS Notícias

More
articles