REPAMS fomenta curso de jornalismo ambiental no festival de inverno de Bonito

Date

A oficina pretende formar educomunicadores (comunicadores populares) para produzir mídias e difundir notícias socioambientais, contribuindo com a democratização de informações para a melhoria da qualidade de vida na era do aquecimento global e mudanças climáticas.

Durante os próximos dois anos a Associação de Proprietários de RPPN do MS (REPAMS), proponente do projeto BRPPN, vai aplicar metodologias para avaliar a fixação de carbono em RPPNs do Cerrado e Pantanal, especialmente nos municípios de Corguinho, Aquidauana, Miranda, Bonito e Jardim. Em cada reserva serão identificados os serviços ambientais, visando garantir pagamento aos proprietários pela conservação de florestas, água, solo, biodiversidade e outros recursos naturais.

O envolvimento das comunidades e escolas locais por meio de oficinas e capacitações em comunicação popular ou educomunicação e educação ambiental, além da ampla difusão de informações sobre meio ambiente por internet, radio e TV para a população de Mato Grosso do Sul são outras atividades previstas.

Pagamento por serviços ambientais: O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que beneficia proprietários com incentivos para maximizar seus lucros em virtude de parte de suas terras abrigar importantes recursos naturais. Basicamente ele remunera quem preserva (direta ou indiretamente) o meio ambiente, pagando determinada quantia de dinheiro. No Brasil, o Projeto de Lei no 271, de 2010, criou um Grupo de Trabalho Interministerial que discute a regulamental do PSA.

A REPAMS: É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede no estado de Mato Grosso do Sul. Congrega proprietários de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, sendo seu principal objetivo preservar o meio ambiente em áreas particulares, contribuindo desta forma para o aumento, em área e qualidade, das unidades de conservação. A REPAMS promove a divulgação das Reservas Privadas, e de seus objetivos de conservação, e atua em parceria com o poder público e ONGs no apoio a gestão de unidades existentes e na criação de novas RPPNs. Para mais informações sobre a REPAMS, visite www.repams.org.br .

Serviço:

Datas: Turma 1 – 28 de julho de 2011 / Turma 2 – 29 de julho de 2011
Horário: 14h às 18h
Local: Escola Sagrada Família. Rua General Osório, 700, centro, Bonito – MS
Vagas: 15 vagas gratuitas em cada turma (30 no total) para o público do 12º Festival de Inverno de Bonito
Inscrições: (67) 3026 1728 / (67) 9680 7797 / [email protected]

Ministrantes:

Allison Ishy – jornalista profissional formado pela UFMS, atua com educação ambiental e formação de educomunicadores desde 2000. É membro da Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal, Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA-MS) e conselheiro do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), organização que reúne comunicadores ambientais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Daniela Venturato Giori – jornalista profissional formada pela UCDB com especialização em Educação Ambiental pelo SENAC. Atua com ecojornalismo e educação ambiental desde 2003. É membro da Rede Brasileira de RPPNs, do Núcleo de Ecomunicadores do Matos (NEM) e da Rede Aguapé. Atualmente é assessora de comunicação da REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Mato Grosso do Sul).

Conteúdo: Teoria da comunicação, Jornalismo Ambiental, Educomunicação, técnicas de entrevista, a notícia, a pauta, o release, o lead, produção de textos e impressos.

Certificação: REPAMS / 4 horas-aula.

Realização: Projeto BRPPN – Gerando Serviços Ambientais / REPAMS / Petrobras Ambiental / Petrobras / Governo Federal

Apoio: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação Neotrópica do Brasil, Escola Sagrada Família, Instituto Forpus, Instituto Família Legal, Bionúcleo.

More
articles