Temporada dos Ipês floridos no Pantanal!

Ainda em meio à vegetação seca trazida pelo inverno, o Pantanal – a maior planície alagável do planeta surpreende em uma explosão de cores vívidas e encantadoras. Esta é a época de floração dos ipês!

Os primeiros a embelezar as planícies são os roxos, que há algumas semanas estão salpicados de cachos vibrantes, em contraste com o céu azul. Não importa há quantos anos tenham, as belas árvores floridas não deixam de causar admiração em todos os turistas e moradores da “Savana Brasileira”.

Típicos da região do Cerrado, os ipês também são encontrados na Amazônia e em estados do Nordeste. O ipê-roxo atinge o auge da beleza por volta dos 30 anos. Nessa idade, a árvore chega ao pico do crescimento. A média de altura varia de 12 a 15 metros, mas pode chegar a 20 metros. A espécie é, inclusive, fácil de plantar em casa. A semente é pequena e fica envolvida em uma fina película, e facilmente se adapta ao solo.

Além da estética, o ipê tem valor econômico. A madeira é valorizada pela resistência, pela dureza e pela flexibilidade. Por aguentar bem a umidade, é usada em construções civis e navais. A casca, a entrecasca e a folha do ipê são empregadas em medicamentos. Podem ser usadas no tratamento de amigdalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos.

More
articles