João-pinto: um exímio cantor da natureza


Na semana passada, após muitos dias observando e procurando, conseguimos registrar esta foto de um João-pinto (Icterus croconotus) aqui nos jardins do Hotel. Um clique rápido, pois esta é uma ave muito arisca; o danado não pára quieto no lugar.

Também é conhecido como corrupião e em alguns lugares tambem chamada de sofré. Possui cor laranja-vivo estendida superiormente das costas até o alto da cabeça e ventre (dorso, coroa e nuca), com exceção apenas de estreita faixa frontal que é preta, (região supraocular), cauda, pescoço e asas negras, em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Íris laranja-amarelo, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta próxima da base, tarsos plúmbeos. Tamanho médio de 22cm.

O João-pinto (ou Corrupião) com seu canto melodioso

Alimenta-se de frutas, néctar, insetos e pequenos invertebrados. Não há dimorfismo sexual, muito difícil reconhecer os sexos; macho e fêmea cantam. Jovens semelhantes. Costuma ocupar ninhos já prontos (nidoparasitismo) como o do joão-de-barro, xexéu,caturrita e às vezes constrói seu próprio ninho em buracos na madeira. Reproduz entre a primavera e verão. Postura de 2 a 3 ovos com incubação de 14 dias em média, os filhotes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a se alimentar sozinho aos 40 dias. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas mais fosca “pena de ninho”.
Fonte informações: WikiAves

Gostou? Compartilhe, passe adiante! Smiley piscando

More
articles