Dourado, o “Rei dos Rios” de Bonito

Foto: Cristiano Burmester Conheça um pouco sobre este predador  que é conhecido como “o Rei dos Rios” e um dos mais belos peixes do Brasil

É de impressionar! (e às vezes até assustar) qualquer turista que visitam Bonito. Nadando em meio a cardumes imensos de outros peixes menores o Dourado sempre se destaca por sua imponência.

Foto: Michael Patrick ONeill
Conhecido como “o Rei dos Rios”, é um predador voraz de outros peixes como piraputangas e piaus. Quando jovem, alimenta-se de insetos e outros invertebrados aquáticos. Eventualmente, também consegue capturar aves (lol). Chega a pesar mais de 20 quilos, vivendo até 9 anos. O macho atinge a maturidade sexual aos 2 anos, e a fêmea aos 3, quando sobem os rios como piracema. Nesta época, é comum ver os machos com cicatrizes, resultantes de disputas nupciais ou atrito com rochas das cachoeiras.

Em Bonito, turistas que faziam flutuação fizeram este vídeo impressionante de um Dourado atacando uma piraputanga:

Se você tiver sorte, nadando nas águas de Bonito poderá conseguir registrar lindas fotos deste que é um dos mais belos de água doce. Não tenha medo! Ele ataca somente outros peixes, vai fugir de você =)

Gostou do post? Utilize os botões abaixo para compartilha-lo nas redes sociais. Acompanha nossas atualizações no Facebook e no Twitter.

Referências:
Guia de Campo de Bonito / [coordenação Henrique Ruas Pereira Coelho].
Bonito MS: dos autores, 2005. 120p.

More
articles